Black Albert

Como já devem ter reparado, depois de ter comprado tantas cervejas “raras” nas nossas visitas à Dranken Geers e à de Molen (post e post), estou escrevendo um pouco mais sobre cada uma delas – afinal, apenas dizer que são excelentes e colocá-las na minha lista de cervejas favoritas não acrescentaria muito.

Para começar a série da De Struise Brouwers, Black Albert. Apesar do site beeradvocate indicar seu estilo como Russian Imperial Stout, o rótulo marca Belgian Royal Stout. Talvez seja apenas uma indicação de que o estilo original não é seguido à risca. O rótulo a descreve assim, de modo nem um pouco convencional:

One out of a dozen ales that is black as hell, filty rich in the nose and with massive spoiled taste.

IMG_4421Antes de mais nada, esta é a cerveja mais forte que já experimentei (desbancando a Bush), com 13% de álcool. Preta, densa, encorpada, macia e muito saborosa. Tudo o que se pode esperar de uma cerveja fantástica.

Ao mesmo tempo, ela é muito diferente de outras cervejas que já experimentei. No aroma algo levemente adocicado – como caramelo tostado – mas bem de leve. A cada gole você sente ela espessa, um claro sabor de café – mas não tostado, é mais como um toffee forte e apenas um tantinho doce – e o sabor um tanto contido quando você a coloca na boca explode logo em seguida, o que só aumenta o interesse. Chopp “cremoso” é bobagem perto desta cerveja: esta sim é cremosa – tão cremosa que você vê o líquido “grudando” nas paredes do copo, exatamente como um vinho de teor alcoólico um pouco mais alto “gruda” nas paredes da taça. Mas ela é tão aveludada, tão macia no palato que nunca você adivinharia quanto álcool ela tem. A única indicação é ser “quente” no paladar, como qualquer bebida de teor alcoólico mais alto.

Definitivamente esta não é uma belga tradicional, mas sem dúvida é uma excelente cerveja. Tão boa que a Fê se apressou a elegê-la sua “nova cerveja favorita” (a anterior era a Rochefort 10). Adoraria ter a chance de experimentá-la junto de uma Westvleteren; quem sabe um dia conseguimos reservar nosso engradado. Se tiver a sorte de ter uma Black Albert cruzando o seu caminho, não deixe de prová-la!

Anúncios

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: