De Molen Rook & Vuur

O que esperar de uma cerveja chamada “Fumaça & Fogo”? Não tinha a menor ideia, mas fiquei tão curioso que não deu para evitar comprar uma garrafa.

O rapaz da De Molen nos explicou que nesta cerveja eles procuraram balancear dois estilos: Smoke e Spice beers, e que tinham ficado muito satisfeitos com o resultado. O cada vez mais confiável beeradvocate a classifica como uma Rauchbier, explicando que este é um estilo antigo alemão, que usa fogueiras de faia (um tipo de árvore) para secar o malte ainda verde. É isto que confere a ela um “esfumaçado” único, tão forte e assertivo que você meio que tem que aprender a gostar do estilo.

rookvuurBem, digamos apenas que eu não passei em Rauchbier 101. No copo ela produz uma quantidade absurda de espuma, provavelmente muito mais do que seria necessário/desejável. Sua cor é bonita, marrom-para-preto, mas nada especial. A fumaça já dá as caras no olfato (junto com um toque de pimenta/especiarias), mas só aparece com toda a força quando você dá um gole. Primeiro você fica surpreso, pois é exatamente como se você estivesse “bebendo” fumaça. Logo em seguida, porém, tudo que eu sentia era aquele gosto de fumaça na boca, tão forte que se tornou desagradável. Engraçado foi ver a Fernanda (literalmente) torcendo o nariz depois de um pequeno e cauteloso gole.

Eu até tentei me acostumar ao estilo, mas esta foi uma das poucas cervejas até hoje que desisti de acabar. Pode ser que dê uma segunda chance às Rauchbiers, mas da próxima vez será com uma alemã. Ou, se estiver no Brasil, com uma Eisenbahn Rauchbier – muito bem posicionada entre as cervejas deste tipo.

Anúncios

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: