Belle-Fleur IPA e Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel

Estas duas estão no mesmo post porque tem algo marcante em comum – são do estilo IPA, ou India Pale Ale.

IPAs nasceram na Inglaterra mas ganharam força nos EUA. O que você ler/ouvir sobre elas vai indicar uma cerveja extremamente amarga, com o lúpulo bastante pronunciado. Não gosta muito do amargor tipicamente associado à cerveja? Fique longe destas, porque não existe a menor chance de você gostar de uma delas.

Eu estava curioso para experimentá-las; a Houblon Chouffe está na lista de melhores, enquanto a Belle-Fleur foi uma aposta – não encontrei outra da lista, a Duvel Tripel Hop, na nossa viagem à Dranken Geers. O beeradvocate diz que são Belgian IPAs, um estilo ainda em desenvolvimento (nos EUA as Double IPA, mais fortes, também são comuns).

IPA01A Belle-Fleur, da Brouwerij De Dochter van de Korenaar, foi a primeira que experimentamos. Relativamente leve, com 6% de álcool, realmente tem um amargor impressionante, até mesmo inesperado. Não é apenas isso – ela também é super seca: a cada gole você sentirá todo o amargor e sua boca secando de forma inusitada para uma cerveja aparentemente leve e refrescante. Como ela é carregada de lúpulo, este predomina tanto no aroma quanto no sabor. Resumindo, uma cerveja muito boa.

IPA02Da Brasserie d’Achouffe, a Houblon Chouffe  é mais forte: 9% de álcool, bem comum para tripels. Também bastante amarga e seca, mas sem o mesmo equilíbrio da Belle-Fleur. Especialmente o aftertaste aponta para alguma coisa não tão redonda, prazerosa quanto a Belle-Fleur. Talvez seja o tal do “estilo em desenvolvimento”: ela “encalha” em algum lugar entre uma IPA e uma tripel, sem assumir de vez seu caráter IPA ao mesmo tempo em que se distancia de um tripel – pois é muito mais amarga. Temos mais uma garrafa desta – se minha impressão mudar atualizo o post.

Agora, curioso mesmo é que a Belle-Fleur não aparece no site da De Dochter e tem apenas 5(!) avaliações no BeerAdvocate. Teria sido uma edição limitada, ou talvez experimentação pura e simples? Pode ser que seja uma nova criação da cervejaria, que ainda não teve tempo de atualizar seu site (o que, aliás, seria muito bem-vindo Smile).

Anúncios

Tags:, , , ,

One response to “Belle-Fleur IPA e Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel”

  1. Michelle Giovanini says :

    Oi
    Fe

    quero lhe desejar um feliz aniversario.

    Saudades e um abraço bem apertado.

    Bjs
    Mi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: