E você? Está presente?

Esta semana participei do TEDx UtrechtUniversity. É um evento com a cara do TED, mas viabilizado por organizações independentes. O estilo e jeitão são os mesmos. Caso você não conheça, não perca tempo: dê um pulinho no site do TED, vasculhe, assista aos vídeos e veja, por você mesmo, quanta coisa boa tem por lá. Um excelente meio de aprender e se desenvolver na Internet.

O tema do TEDx UtrechtUniversity foi “Criando um Mundo Social” e para isso os palestrantes compartilharam suas experiências práticas, acadêmicas ou governamentais relacionadas ao desenvolvimento de um mundo mais social.

Duas apresentações me chamaram especial atenção, por motivos diferentes. A primeira foi da Thembi Tobi, fundadora do Thembi & Co, uma produtora de vinho da África do Sul. Sua apresentação não foi particularmente eloquente, mas foi de uma profundidade ímpar. Thembi contou sua trajetória, a dificuldade de abrir caminhos por ser sul africana, mulher e negra. Falou sobre seus sonhos e o que a fez seguir adiante e chegar onde chegou. Terminou falando que mesmo já tendo conquistado seu espaço quer mais, tem mais ambição. Ambição de ver seus filhos e netos dando continuidade ao seu trabalho, ambição de dar esperança e ser um exemplo a tantas outras mulheres, negras e sul africanas, ambição de ajudá-las a achar o seu caminho, abrir portas e se constituir num Mundo Social. Um verdadeiro exemplo de mulher. E seu nome, não por acaso, significa esperança. 🙂

A segunda apresentação que me acariciou o coração foi a do Patch Adams. Sua vitalidade, experiência, visão de um Mundo verdadeiramente Social, foi uma grande injeção de ânimo e até um tapa na cara. Como pode um cara que aos 66 anos de idade, viaja o mundo compartilhando amor, sorriso, otimismo e alegria, ser tão mais jovem que eu e muitos dos que ali o ouvia? Bom, acho que a descrição que fiz já explica o motivo de toda sua juventude, não?

Ao término do evento ele nos convidou para sentarmos no chão e continuarmos o bate-papo, a troca de amor (como ele mesmo diz). Ficamos mais 2 1/2 horas em sua companhia. Algumas das perguntas feitas a ele foram: Você nunca chora? Qual o segredo do seu eterno otimismo? Por que você escolheu essa vida? Você não sente falta de ficar em sua casa? Em linhas gerais suas respostas foram todas claramente pautadas no amor. “Amor por si mesmo. Sim, tudo começa quando nos amamos de verdade e se nos amamos como e pelo o que somos, os outros automaticamente nos amarão também e assim compartilhar o amor que você tem não será uma tarefa, será algo muito natural“. O sorriso. Esse é outro do seu segredo. Através do sorriso, compartilhamos amor. “Já experimentou entrar em um elevador e sorrir, genuinamente, para a pessoa ao seu lado? Essa pessoa não tem outra alternativa a não ser sorrir de volta. Esse não é um excelente exercício?Acredite em sua causa. Ele luta e acredita que um sistema de saúde mais inclusivo é possível e essa tem sido sua luta há muitos anos nos Estados Unidos. Ele acorda feliz para lutar todo santo dia. Se ele chora? Bem, a história que ele contou me fez muito sentido, especialmente porque me lembrei de algumas situações em que me propus a ajudar uma pessoa/comunidade e ao invés de me penalizar com sua situação eu apenas estava lá. Estava presente. Estar presente é o que faz com que Patch não chore quando visita um hospital, campos de guerra, ou se vê em frente a uma pessoa que sofre muito. “Se eu chorar não estarei ajudando ninguém.” Por esse motivo ele fala do poder do estar presente. “Esteja lá, viva esse momento e dê o amor e a alegria que você tem ao outro. Nós temos muito amor para dar“. 🙂

Duas histórias muito diferentes. Duas personalidade ainda mais diferentes. Duas lições de vida lindas e muito intensas. 😀

Obrigada meu Deus, por me permitir “estar presente”, apreciar o diferente, aprender com o diferente e me tornar uma pessoa diferente. 😛

Ah! Quase ia me esquecendo: ganhei uma massagem ma-ra-vi-lho-sa do Patch. Virou amigo do peito! 😉

Os vídeos ainda não estão disponíveis, mas assim que estiverem atualizo o post. Por enquanto inspirem-se nesse aqui! Louie Schwartzberg: Nature, Beauty and Gratitude (clique para assistir).

Eu sou grata pelo lindo dia que tenho hoje!

Tags:, , , , , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

Deixe um comentário

