Cheesecake com calda de mirtilo e limão siciliano

Aqui está a receita do cheesecake que preparei para o almoço/jantar com nossos amigos brasileiros.
Essa foi a primeira vez que usei os biscoitos digestivos na base e com certeza não voltarei a usar biscoito maria ou maisena. Essa base ficou divina.
 

Base – Receita adaptada daqui

  • 2 1/2 xic. de Digestive Biscuits ou Graham Crackers – algum biscoito de farinha integral de sabor neutro, nem excessivamente doce nem com grãos de sal
  • 1/4 xic. açúcar cristal orgânico (usei uns 30% menos açúcar e ainda diminuiria a proporção. Para mim ainda ficou muito doce.)
  • 1/2 xic. (120g) manteiga sem sal derretida

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture numa tigela o biscoito moído, o açúcar e a manteiga derretida, até que todo o farelo pareça úmido. Despeje numa forma de torta ou de bolo, de fundo removível, de cerca de 23cm de diâmetro. Aperte contra o fundo de forma uniforme. Leve ao forno por 5-7 minutos (no meu forno – convecção – foram 10 min), ou até que os farelos pareçam secos e dourado-escuro. Retire e deixe esfriar.

Cheesecake – receita daqui
  • 370g de ricota
  • 370g de cream cheese
  • 1 1/3 xícaras (267g) de açúcar refinado (usei demerara)
  • 3 ovos
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Baixe o forno para 140°C. No processador (bati tudo na mão, a base é bem leve e não justificava sujar mais uma coisa), processe a ricota e o cream cheese até homogeneizar. Junte o açúcar, os ovos e a baunilha e processe novamente para incorporar. Despeje a mistura sobre a base de biscoito e leve ao forno por 55-60 (no meu forno -convecção- foram 1h 15min) minutos até firmar.

Calda de mirtilo e limão siciliano – receita adaptada daqui

  • 1 xícara de mirtilos (blueberries), frescos ou congelados
  • ¾ xícara (150g) de açúcar refinado (usei 2 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo… gosto de geleias com gosto da fruta, azedinhas e não muito doces)
  • 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
  • ¼ xícara (60ml) de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho (não usei amido)

Misture os mirtilos, o açúcar, o suco e as raspas de limão siciliano numa panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro. Numa tigelinha, dissolva o amido de milho na água, misturando bem com um garfo (eu não usei o amido e não fez a menor falta. Apenas adicionei a água e deixei em fogo baixo até adquirir a consistência que eu queria, uns 20min). Junte o amido dissolvido à panela. Leve ao fogo médio, misturando de vez em quando, até que comece a ferver e engrosse ligeiramente – quando mexer, amasse os mirtilos com um garfo para que eles dissolvam na geléia. Deixe esfriar completamente.

Retire o cheesecake do forno e deixe esfriar completamente na forma. Desinforme e sirva com a calda.

Fiz 2/3 da receita acima (da base e do cheesecake) e usei uma forma de bolo redonda de 20cm com fundo removível.

A geleia que sobrou deixei na mesa para os que quisessem mais, mas ela acabou cobrindo as fatias da torta de ricota também. 🙂

Anúncios

Tags:, , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: