Moinhos, moinhos e mais moinhos

Final de semana passado aproveitamos o solzinho gostoso da primavera e finalmente fomos visitar o Kinderdijk, um dos locais turísticos mais conhecidos da Holanda. E pensar que tudo começou  porque eles tiveram um monte de problemas com enchentes…

Eu explico: o Kinderdijk é o local com a maior concentração de moinhos de toda a Holanda. São 19, numa área relativamente compacta, construídos por volta de 1740 para drenar o excesso de água do pôlder de Alblasserwaard, que está abaixo do nível do mar. E os moinhos são apenas a parte mais visível de um sistema hidráulico complexo tão significativo que foi eleito patrimônio histórico pela UNESCO.

Voltando ao lado turístico: visitar o Kinderdijk é um passeio que vale a pena mesmo, especialmente em um dia de sol. Os moinhos estão super bem conservados – aparentemente são mantidos em condições de operação, caso o atual sistema hidráulico falhe (coisa que aconteceu durante a II Guerra Mundial, quando faltou diesel para operar o sistema atual). É possível visitar um deles, convertido em museu, caso tenha curiosidade de saber como é por dentro. A paisagem é pitoresca, com todos aqueles moinhos tão próximos uns dos outros. E se tiver disposição, ainda pode alugar uma bicicleta para percorrer toda a área ao redor ou fazer um passeio de barco para chegar mais perto dos moinhos (embora eu tenha minhas dúvidas se vale a pena…).

Alblasserdam, a cidade que você precisa cruzar para chegar ao Kinderdijk, também é muito bonitinha, mas parece ser bem residencial, sem muitos atrativos que justifiquem uma visita mais demorada. Não deve ser fácil chegar lá sem carro e durante a alta temporada não deve ser fácil estacionar. Se possível, vá durante a semana, quando menos turistas estarão por perto.

Só para dar uma ideia de como é a área, coloquei seu mapa entre as fotos. E se quiser saber mais, visite o site oficial do Kinderdijk.

Anúncios

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: