Torta de salmão e brócolis
Essa é uma daquelas receitas fáceis e muito saborosas. Adorei o resultado e sem dúvida vai rolar muitas vezes aqui em casa. Fiz meia receita e rendeu duas refeições, mas lembre-se nós dois não comemos muito. Então se você tem bocas mais nervosas para alimentar melhor fazer a receita inteira como descrito aqui.
Torta de Salmão e Brócolis (receita pouco adaptada do sempre interessante La Cucinetta)
- 125g farinha de trigo
- 1/2 colheres de sopa de sementes de papoula (não tinha)
- 2g sal
- 60g manteiga sem sal gelada
- 1 gema
- 25ml água gelada
- 2 ovos e 1 clara (a que sobrou da massa)
- 150g creme de leite fresco
- 100g ricotta
- 200g salmão fresco sem pele
- 1/2 brócolis pequeno
- sal e pimenta-do-reino
- Numa tigela, misture a farinha, e o sal. Junte a manteiga em cubos e esfregue com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Junte a gema e a água e misture com um garfo até começar a formar uma massa. Amasse com as mãos, formando um disco, embrulhe em papel-alumínio e leve à geladeira por 30 minutos. (Tente fazer o mais rápido possível para não derreter muito a manteiga. Esse ainda é o meu desafio, mas estou pegando o jeito).
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a massa em uma superfície ligeiramente enfarinhada e forre uma forma de fundo removível de 20cm, de bordas altas. Fure o fundo com um garfo, forre a massa com papel-alumínio e cubra com feijões secos. Leve a base da torta ao forno por 30 minutos, removendo os feijões e o papel-alumínio na metade do tempo.
- Enquanto isso, corte o brócolis em floretes pequenos e cozinhe por uns 2 minutos em água fervente com sal. Escorra e reserve.
- Corte o salmão em pedaços de cerca de 2cm, tempere com sal e pimenta e reserve.
- Numa tigela, misture os ovos, o creme de leite e a ricotta. Tempere com sal e pimenta.
- Retire a base da torta do forno e espalhe o brócolis e o salmão. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno por mais 60 minutos, ou até que o recheio esteja dourado e firme.
- Sirva imediatamente.
Depois de testar algumas vezes, acho que finalmente estou pegando o jeito de fazer a massa da torta. Quanto menos manipulação e mais rápido você fizer melhor o resultado, mas não desanime na primeira tentativa. Persista, o resultado vale a pena. Também foi com um post da Ana que aprendi as dicas para aprimorar a massa. Vale uma conferida: Massa para tortas (Pâte Brisée ou 3-2-1)