Papai Noel já chegou na Holanda – veio de barco, da Espanha

Não, este não é um post publicado antes da hora. Nem a mistura de dois posts completamente não relacionados. Na Holanda as coisas são um pouco diferentes quando falamos de Natal.

sinterklaasO “personagem” aqui é Sinterklaas (São Nicolau), um bispo que morou onde hoje é a Turquia, padroeiro das crianças e dos marinheiros. Por alguma razão ele se mudou para a Espanha, tem um livro com o nome das crianças que se comportaram bem e das que se comportaram mal, anda em um cavalo branco chamado Amerigo (nome simpático, não acha?) e é ajudado pelos Zwart Pieten (“Pedros negros” – ugh, o politicamente correto foi pro espaço agora). Menos mal que o Zwart Piet é a representação de crianças mouras que teriam sido salvas pelo São Nicolau. Como vir da Espanha a cavalo ia deixar o coitado do Amerigo aos frangalhos, Sinterklaas pega uma carona de barco para vir até a Holanda. Ele chega na metade de novembro (a data varia) e fica até a noite de 5 de dezembro, quando é celebrado na Holanda. Como a Bélgica e a parte flamenga da França gostam de ser diferentes, a celebração ocorre na manhã do dia 6. Durante estes 20 dias, antes de dormir as crianças deixam um sapato com uma cenoura para o Amerigo (que deve engordar pacas nestes 20 dias) em troca de um doce ou um presentinho. Alguns doces são bem característicos desta época, como o pepernoot ou o kruidnoten. O kruidnoten é bem gostoso mesmo (imagine um cookie de gengibre redondinho e mais firminho) e estou prestes a colocá-lo no sorvete. Se a criança se comportou mal, ganha um pacote de sal. Não dá pra ser mais claro.

E como o Sinterklaas virou Santa Claus? Uma boa explicação é que, durante a Guerra da Independência dos EUA, os habitantes de Nova Iorque – na época Nova Amsterdam – reinventaram a tradição de Natal para se desvencilhar de seu passado de colônia holandesa. Mandaram o pobre do Sinterklaas da ensolarada costa espanhola para o Pólo Norte, onde ele tem que se virar com um trenó, renas e elfos. Os doces e presentes ficaram – afinal, quem não gosta de um docinho diferente ou de um presente legal nesta época? Winking smile

Anúncios

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: