Rota de luzes

Quando pensamos em “Europa” hoje em dia é difícil imaginar o quão viva na memória dos europeus a II Guerra Mundial ainda está. Mas o fato é que a própria União Européia teve origem em ações cujo objetivo foi eliminar as formas de nacionalismo extremado que colocaram o continente tantas vezes em guerra. E – diga-se de passagem – encontrar uma forma de fazer as duas maiores potências continentais, França e Alemanha, coexistirem pacificamente.

Como seria de se esperar, em nenhum lugar que visitamos esta lembrança é mais forte do que em Berlim. Ao mesmo tempo ela é muito consciente: não nega a história, admite que foi algo trágico e faz o possível para que não aconteça novamente. Mas Berlim não está sozinha, e Eindhoven também tem sua memória reativada a cada ano com a Lichtjesroute.

Route01

Esta rota de 22 Km aparentemente refaz o trajeto das tropas aliadas engajadas na liberação da cidade e foi organizada pela primeira vez em 1945, em comemoração ao final da guerra.

Este ano nós enrolamos, enrolamos e acabamos percorrendo a rota apenas no penúltimo dia Open-mouthed smile Na maior parte, se restringe a uma iluminação afixada nos postes que um incauto confundiria com iluminação de Natal (embora seja diferente em cada trecho). Em vários pontos há estruturas maiores e em somente dois lugares havia imagens com claras referências à II Guerra.

Route02

É uma pena que a noite estava chuvosa, então não temos muitas fotos. Mas espero que estas dêem uma ideia do que é a Lichtjesroute.

Route03

Route04

Anúncios

Tags:,

Trackbacks / Pingbacks

  1. GLOW 2011 « Cacau com Lúpulo - novembro 13, 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: