De casa nova e energias renovadas

Esses últimos dias não têm sido lá muito fáceis. Muito trabalho físico e braçal. Abre caixa, carrega caixa, esvazia caixa, limpa, tira o monte de pó que se acumula com toda essa mexeção, recebe armário, monta armário, limpa armário… Ufa! É trabalho que não acaba mais. Mas uma coisa é certa: É a nossa casa e já está ficando com a nossa cara.

Dá um conforto tremendo estar em casa, não dá? E depois de tanto tempo é essa a sensação que temos: Estamos em casa! 🙂

Para comemorar queria fazer um brownie, mas não achei bicarbonato de sódio. Então, decidi fazer um bolo, já que estou na fase de testar o nosso micro-ondas/forno-convecção/grill.

Aqui na Holanda, assim como na Bélgica, não é muito comum você encontrar casas/apartamentos com forno convencional. E essa era uma preocupação minha já que a-do-ro um bom forno. Quando finalmente conseguimos decidir por que apto alugar, minha única ressalva era a ausência de forno, mas não dá para ter tudo da vida, né?!

Nossa cozinha veio equipada com esse micro-ondas/forno-convecção/grill o qual veio com um singelo livro de receitas. Decidi testar algumas delas antes de estar convencida que esse “trio” não daria conta das minhas necessidades. Essa semana preparei peixe, batatas com salmão, couve-flor gratina e queria testar o brownie, já que os resultados, à medida que entendo o seu funcionamento, estão melhorando a cada prato.

Sem bicarbonato de sódio, vamos de bolo. Como tinha deliciosas tangerinas na gelatina decidi por um bolo de tangerina com cobertura de chocolate meio-amargo.

A base da receita foi da Márcia Zoladz. Fiz metade da receita e uma cobertura diferente da dela.

Bolo de Tangerina com cobetura de chocolate meio-amargo

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 3/4 xícara de açúcar (usei demerara)
  • ½ xícara de suco de tangerina
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo

Bata as gemas até ficar um creme claro. Adicione o açúcar e bata até se transformar em uma gemada bem cremosa. Adicione o suco da tangerina, a farinha e o fermento e mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Por fim adicione delicadamente as claras em neve em duas etapas, para garantir o efeito fofo que elas podem proporcionar.

Leve ao forno pré-aquecido em fôrma de 23 cm em 170C por pouco menos de 40 minutos. Lembre-se que usei o forno do trio, então fique de olho no seu bolo. Cada forno tem uma regulagem e o tempo de cocção pode ser bem diferente de forno para forno. Quando ele estiver moreninho e passar no teste do palito ele está pronto.

Para a cobertura derreti em banho-maria 150gr de chocolate meio-amargo belga (desculpa, tá?!) e incorporei 100ml de creme de leite fresco. Quando o bolo estava frio, o desenformei, fiz furos usando espetinho de madeira de churrasco, cobri com o chocolate e lambi a colher. 😀

P.S.1: Depois desses testes estou praticamente convencida que este “trio” é bão mesmo! E fico duplamente contente por não ter que gastar dinheiro comprando um forno elétrico e não terei nenhum trambolho a mais na minha cozinha. 😛

P.S.2: O bolo ficou bem fofinho e com sabor suave de tangerina. A quantidade de cobertura poderia ter sido menor, pois o sabor do chocolate acabou predominando, mas não me atrevo a reclamar. 🙂 Quando tiver novamente um liquidificador repetirei a receita, mas incorporando uma tangerina batida com casca e sem sementes. Deve acentuar mais o seu sabor.

P.S.3: Esse é praticamente o primeiro bolo que faço. O Dú não é muito fã de bolo e na minha família a boleira é a Michelle, que tem mãos abençoadas para bolo. Sempre ficam altos, fofos, lindos e gostosos. Fiquei feliz com o resultado!

Olha ele aí! Primeiro ainda sem a cobertura perdição. Depois já com a bendita! 🙂

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: