Os vinhos húngaros

Quando fomos para Budapeste já sabia que iria deixar as cervejas um pouco de lado e experimentar os vinhos húngaros. Afinal, é da Hungria que vem um vinho fantástico, o Tokaji. E meu colega húngaro, o Csaba, havia ajudado na organização de uma festa de queijos e vinhos muito bacana, quando tivemos a chance de provar alguns vinhos de sua terra natal.

Aproveitei para pedir algumas dicas para ele e o Csaba nos deu três ótimas sugestões de restaurantes (a Fê vai escrever sobre eles depois) e de alguns vinhos.

Quem está na Hungria e gosta de vinhos não pode deixar de provar mais de um tipo de Tokaji: o Aszú, o famoso vinho de sobremesa, o Szamorodni, também doce mas produzido com uvas “botritizadas” (um tipo de fungo que ataca as uvas e faz com que elas percam suco, mas ganhem concentração de açúcares) e o Furmint, que é feito com as mesmas uvas mas é um branco seco (na verdade a Furmint é apenas um dos 6 tipos de uvas que podem ser usadas na produção do Tokaji, mas se procurar um Tokaji seco é muito provável que encontre este vinho, não os feitos com os outros tipos). Quanto aos tintos, o Csaba sugeriu vinhos feitos com a Bikavér, um tipo de uva nativa da Hungria cujo nome significa algo como “sangue de touro”.

Agora vamos aos vinhos: o Bolyki Egri Bikavér foi o Bikavér que mais gostamos, mais do que o Takler Bikavér Reserve ou o Egri Bikavér. Dois Tokajis deliciosos são o Szepsy Szamorodni e o Degenfeld 6 Puttonyos Aszú, especialmente o último. Por fim, o Vörcsöki Furmint é um branco que vale muito a pena experimentar.

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário