Os melhores bares de Leuven

Como toda boa cidade estudantil, Leuven tem muitos bares. São tantos que dizem que o Oude Markt é o bar mais comprido da Europa – quase todos os prédios nesta grand place são bares.

Mas poucos tem aquelas comidinhas de boteco tão saborosas quanto não-saudáveis – e os que tem normalmente não oferecem nada de especial. Então você se concentra no que eles realmente tem de bom a oferecer: cerveja, é lógico.

Mas há outro porém: surpreendentemente, a maioria tem uma seleção bem limitada de cervejas. Talvez porque a maior parte dos clientes vai mesmo pedir uma Stella, Hoegaarden, Duvel ou Leffe. Mas alguns tem uma seleção mais bacana e estes são os meus preferidos:

Domus – bem do lado do Grote Markt, aqui há uma certa seleção de comidas. Mas se quiser mais do que uma tábua de frios, estará melhor se for a um dos vários restaurantes próximos. Uma longa lista de cervejas, com explicações (em holandês :)), inclusive das cervejas que eles mesmos produzem. Não deixe de experimentar a Domus Tripel, muito boa!

Blue Cat (Blauew Kater) – este combina boa música – jazz e blues – com boa cerveja. O cardápio diz que eles tem 100 cervejas, mas na realidade nem todas estarão disponíveis porque várias são sazonais. Mas se você quiser explorar cervejas diferentes, às vezes verá o barman indo buscar sua garrafa em alguma geladeira escondida em um cantinho inacessível aos simples mortais 🙂 Experimente a Leuvense Tripel e evite a Bonné Esperancé e a Bornem Tripel, que não tem nada de mais.

STUK Café – este é o bar de um centro cultural que ficava quase em frente ao nosso apartamento. A lista de cervejas não é tão grande, mas o local é espaçoso, muito bacana e aos domingos tem shows ao vivo (uma raridade por aqui). Você não vai se arrepender se pedir uma Sint-Bernardus.

Bar del Sol – este é a exceção da lista, porque tem alguns petiscos realmente apetitosos. Experimente a bruschetta que leva fetta e azeitonas e escolha uma das cervejas da lista que, apesar de pequena, tem algumas das minhas favoritas, como a Rochefort ou a Tripel Karmeliet.

De Metafoor – logo abaixo do Oude Market, onde reinam a Stella, Hoegaarden e Duvel, fica este bar que tem uma seleção muito boa de cervejas. E é o único onde recebi meu copo de cerveja junto de um copinho menor, onde se coloca a cerveja que fica no fundo da garrafa, concentrada em sedimentos (isto acontece com as cervejas não-filtradas, como as trapistas). Diz a lenda que temos que beber esta parte separada e que ela faz bem para a saúde 🙂 Uma boa pedida aqui é a Hopus.


Leuven também tem um Irish Pub, o Thomas Stapleton. É bem divertido e assistimos alguns jogos da copa lá, mas a Guinness deixa um pouco a desejar. E se prepare para sair defumado com o cheiro de cigarro.

E se você se achar realmente preparado, pode tentar percorrer os 6 em uma só noite. Afinal, você iria andar apenas 1,7 Km. Só não se empolgue achando que você está bebendo Brahma ou Skol, porque as cervejas aqui são muito mais fortes 🙂

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: