O que e onde comemos em Ljubljana

Em Ljubljana (capital da Eslovênia) não tivemos muito tempo para explorar os restaurantes, mas nosso amigo Goran nos sugeriu um restaurante para o primeiro jantar e sugeriu inclusive uma sobremesa que deveríamos experimentar… Com dicas de locais não temos nem o que pensar. Fomos direto para lá!

O restaurante é o Sokol. Estava super cheio e fomos muito bem recebidos logo que chegamos, mas depois o garçom que nos atendeu devia estar em um dia ruim… ou sei lá! Mas de toda forma, tivemos uma noite muito agradável. Eu comi uma truta assada com legumes no papel alumínio. Muito boa! E o Dú comeu uma vitela também muito saborosa. Mas a estrela da noite foi a Prekmurska Gibanica. É a sobremesa típica da região do nosso amigo. Coisa de outro mundo… Como se fosse uma lasanha, mas com massa folhada, queijo, canela, castanhas, maça… Hum que água na boca! E ainda é servida quentinha!!!! Não vejo a hora de ter uma cozinha novamente para me aventurar nessa receita! 😀

E sobre a cerveja o Dú já falou aqui.

Na noite seguinte saímos para jantar com nossos amigos e o Goran nos levou a outro restaurante que não peguei o cartão :-(… Dessa vez ficam só as fotos. O Dú comeu umas costelinhas de porco e eu fui de um dos prato típicos na Eslovênia, que é quase uma sopa beeem encorpada. Além de legumes, carne de porco e feijão, vai um grão que parece uma mistura entre arroz e aveia… Uma delícia e perfeito para o inverno! De sobremesa novamente a Prekmurska Gibanica, mas a do Sokol é imbatível e não é só minha opinião. Para o Goran a do Sokol é a melhor!

Depois do jantar caminhamos um pouco pela cidade ouvindo as versões (engraçadíssimas) sobre a história da cidade. E finalizamos nossa noite na Movia (Mestni trg 2, Ljubljana), uma Vinoteca bárbara! Além dos vinhos da região serem muito bons, ainda comemos uma mortadela incrível. Dá para acreditar: Comer mortadela em uma Vinoteca na Eslovênia? Amei.

Ah! E nosso amigo ainda disse que a tradução literal de Prekmurska Gibanica é moving cake ou  “o bolo que se move”. 😛

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: