Um japa na China

Estou lendo o livro It must’ve been something I ate do crítico culinário da Vogue Magazine Jeffrey Steingarten. O livro é composto por artigos em que o autor discute, critica, descreve experiências, explica de tudo e mais um pouco, mas sempre sobre comida. Estou aprendendo um monte com esse cara que escreve de forma descontraída e muito agradável.

Logo no primeiro artigo do livro conheci um atum especial, o Bluefin Tuna, um atum muito grande e muito caro. Em especial a carne mais gorda a qual é chamada Toro.
O Bluefin é um dentre os 13 de sua espécie. É um dos maiores peixes do mar (816 Kg parece ser o record) e um dos mais velozes (é capaz de nadar a 90 Km/hora). E normalmente ele é encontrado em seu trajeto entre Japão e Califórnia.

O autor descreve sua experiência em alto mar quando resolveu pescar por ele próprio o Bluefin e no próprio barco preparou seus sashimis.
Depois de ler esse artigo e de ficar com água na boca somente pela descrição feita, fiquei com isso na cabeça e em todos os restaurantes que vamos “isso” é o que primeiro procuro no cardápio.

Felizmente, após visitar a Cidade Proibida, paramos em um dos muitos Shoppings de Beijing e resolvemos almoçar em um restaurante japonês e para a minha felicidade lá estava ele. 😛
Muito mais caro que os demais sushis/sashimis, mas vamos que vamos, não é sempre que temos a oportunidade de experimentar um Bluefin. O bom é que de toda a forma a comida aqui é bem mais barata, especialmente se compararmos com a Europa. 🙂

Definitivamente o melhor sushi que já comi em minha vida. A cor, a textura e o sabor não se parecem em nada com o tradicional atum que encontramos nos restaurantes convencionais. É uma carne tenra que parece derreter na boca com sabor ao mesmo tempo suave e marcante… DI-VI-NO!!!!!

Agora sim é que a minha neura em busca do Bluefin se instalou! 😀 Ooops! Diversão acabada. Acabamos de ler na Wikipedia que alguns dos Bluefins estão em extinção 😦 O que me faz evidentemente repensar e tentar amenizar ao máximo a minha fissura 😦

O Bluefin Tuna… Perfeição!!!

Tempurá de camarão

Sushi de enguia… Muito sabor!

Tempurá de ostras… Esse ficou a desejar. As ostras absorveram todo o óleo.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

4 responses to “Um japa na China”

  1. Zeca says :

    Nossa, que delícia. Uau! Dá mesmo água na boca… e tb vou procuraro livro! 🙂

Trackbacks / Pingbacks

  1. Vai um espetinho aí? « Cacau com Lúpulo - agosto 30, 2010
  2. O sashimi de US$ 396 mil « Cacau com Lúpulo - janeiro 7, 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: