Ah! A comida na China…

Quando alguns dos colegas do Dú ficaram sabendo que viajaríamos para a China logo vinha o comentário: “Mas como é que você vai fazer para aguentar por 5 semanas a comida chinesa?”

Mesmo o Dú tento voltado super bem impressionado, ouvindo esses comentários repetidamente fiquei um pouquinho apreensiva, mas agora que já estamos na terceira semana nos fartando da comida chinesa posso dizer que não, não temos o menor problema em comer só comida chinesa.

Até fizemos um lanche em um McDonald’s, mas isso foi porque um dos chineses que estão conosco queria e não nós. 🙂

É tanta diversidade que, pelo menos para mim, fica difícil dizer qual é a comida típica na China.

Uma coisa é certa, tudo o que é vegetal e animal é susceptível a virar um belo prato. Eu disse TUDO! E o importante é estar com a cabeça e o paladar abertos a novos sabores, texturas, temperos e por aí vai. Se não, você está lascado!

Os mais variados tidos de cogumelos, cebola, cebolinha, salsão, abobrinha, raiz de flor-de-Lótus (divina) e todas as variações de vegetais que eu não tenho a menor idéia dos nomes em português. Já do mundo animal, bem, tudo o que voa, anda, nada, rasteja tá valendo! 😀 Acho que nunca na minha vida imaginei que eu comeria tanto bichinho estranho. Que Deus me perdoe, mas nos banquetes (isso mesmo: banquetes) que já participamos é difícil, ou melhor, impossível dizer não aos anfitriões e os caras ficam colocando o tempo todo comida no seu prato e ainda ficam te olhando até você experimentar e expressar alguma reação. Imagina o constrangimento! hehehe

Nessa onda, já comemos de tudo. Da minha parte já era esperado, mas da parte do Dú, bem ele tem mais restrições quanto aos monstrinhos comestíveis, mas até ele não está conseguindo escapar de tudo. O mais exótico que ele já comeu foi pepino do mar. hehehe Esse bichinho é feio, viu?! Ahh! Essa é uma dica importantíssima: é melhor não saber que bichinho estão colocando no seu prato. Coma, sem pré-conceito. Depois que você sentiu o sabor e a textura, julgue e só então pergunte o que é que você está comendo. É bem melhor assim!

Mas da minha parte… Já cheguei ao limite de comer alguns insetos que até mesmo nossa colega chinesa não come. Ela diz que eu já sou uma chinesa mais autêntica do que ela, mas que fique bem claro que ela está se referindo à degustação culinária! 😛

Ahh! E os dumplings (Jiaozi em Chinês); não passa um dia sem que nos deliciemos com esses danados, mas deles eu conto com mais detalhe em outro momento.

Achamos a culinária chinesa no geral bastante oleosa o que nos fez aderir rapida e facilmente ao consumo de chá. E dale chá! Agora entendo porque o consumo de chá é tão grande…

E como não tenho domínio dos ingredientes, modo de preparo e nomes das “coisas” que andamos comendo, vejam as fotos! 🙂

Cogumelos com legumes; Peixe com pãezinhos de milho que lembram polenta frita (o Dú adorou esses pãezinhos) e Carne de porco com legumes

Nessa refeição já estávamos mais escaldados e controlamos um pouco a comilança, mas de todo o modo veja só a mesa ao término do jantar

Um dos jantares mais picantes… Todos os pratos estavam MUITO apimentados, menos o primeiro, um peixinho mais que saboroso. O segundo prato é rã, carninha bem saborosa, mas não dei conta da pimenta 😦

Camarões no vapor com bambo e os famosos dumplings

No primeiro jantar fomos à um restaurante coreano e conhecemos o típico churrasco coreano. Tudo estava delicioso.

Tags:, , , , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

2 responses to “Ah! A comida na China…”

  1. Shereen says :

    Fer I am very curious to know which kinds of pets you have eaten already!!!!!! hehehe

Trackbacks / Pingbacks

  1. Vai um espetinho aí? « Cacau com Lúpulo - agosto 30, 2010

Deixe um comentário

