A charmosa Vianden

De Luxemburgo pegamos um trem e um ônibus para Vianden. O trajeto foi tranquilo e durou cerca de uma hora.

Assim como em Luxemburgo ouvimos muita gente falando português, do Brasil e de Portugal. Deve haver uma colônia grande de brasileiros e portugueses pelas bandas de lá! hehe

Vianden é básicamente uma cidade (que eu chamaria de vila, pelo seu pequenino tamanho) turística. Tudo é lindinho, as casinhas são todas arrumadinhas e com coisinhas bonitinhas enfeitando suas fachadas. Como casinhas de boneca, manja?

A cidade é cercada por muralhas e a principal atração é o Chatêau de Vianden, do século 11.

No nosso guia a descrição do Chatêau é a seguinte:

Suas muitas salas apresentam ampla variedade de estilos arquitetônicos, do romântico ao renascentista.

Descrição essa que me encheu de expectativas, especialmente após ver o Chatêau lá no alto da cidade. 🙂

Ele fica bem no alto de um monte e depois de uma considerável subida avistamos o imponente Chatêau mais de pertinho… Lindo! Mas ao entrarmos a decepção foi total. Ele está totalmente renovado ou em processo de. Algumas salas tinham suas paredes no cimento, me senti no meio de uma obra :-(. No chão ardózia, as escadas em madeira tratada, as paredes lisas e brancas e muito vidro fumé! Caraca, cadê a ampla variedade de estilos arquitetônicos? Esses foram os 6, ou melhor, os 12 euros mais caros que já gastamos. É uma pena, porque por fora a promessa era grande.

Reparem na primeira foto a diferença das soleiras! Qual é a graça dessa “coisa” feita de cimento bem lisinho? Essa foi a única soleira original que vimos em todo o castelo. 😦

Depois almoçamos às margens do rio que cruza a cidade. Super charmoso! O restaurante é o La Jolla Lounge ( Auberge de L’Our, 35 rue de la gare L-9420 Vianden, Tel : (00352) 661 52 56 55). O Dú comeu um belo escalope de porco ao creme de champignon e eu uma cesta de massa folhada deliciosamente coberta por um creme de frango. Dilícia! 😀 Ah! E a tradicional batata frita de acompanhamento. Essa nunca falta nas refeições por aqui!

E por fim,  nos aventuramos no teleférico (a segunda atração da cidade :-)) até o topo de um monte próximo ao Chatêau, o que nos trouxe uma bucólica vista de Vianden.

Vianden é realmente uma cidade pequenina, mas muito charmosa! Valeu o passeio!

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

Trackbacks / Pingbacks

  1. A Alemanha bucólica – Trier e o Burg Eltz « Cacau com Lúpulo - outubro 17, 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: