A singular Veneza

Veneza. Singular… realmente acho que essa é a palavra para descrever Veneza. Singular por suas ruas tão estreitas e irregulares que formam um belo labirinto sobre uma bela ilha.

Singular por seus canais e pontes infindos. Singular por seus habitantes, que para viver lá, só nascendo lá (como disse o dono do B&B que ficamos).

Singular pelos seus deliciosos frutos do mar.

Singular por suas gôndolas, que apesar de bem caros os passeios, são charmosos.

Singular pelas suas lindas máscaras de carnaval e por suas obras em Murano (mesmo estes sendo feitos da ilha vizinha, Murano).

Veneza é muito cheia de turistas e é praticamente impossível se localizar naquelas ruazinhas realmente estreitas. Em algumas delas não dá para passar duas pessoas ao mesmo tempo. Não estou exagerando, não. 😉

O Mário (dono do B&B) nos disse para passearmos sem nos preocuparmos em uma rota… além dos restaurantes, essa foi uma ótima dica. Desviávamos das ruas principais e nos deparávamos com construções e ruas lindas e muito charmosas.

A beleza de Veneza também é singular, uma vez que tudo é muito antigo e não muito conservado. Mas o encanto da cidade se dá justamente por essa característica.

A emoção bateu mais uma vez quando subimos a torre da Piazza San Marco… Meu Deus! Que vista. Ver Veneza do alto também é… singular!

O Palazzo Ducale conta muito sobre o desenvolvimento de Veneza… A demonstração de poder através das grandes construções é muito característica. O próprio desenvolvimento dos bairros se deu, segundo Mário, de acordo com “as posses” das famílias que ali se instalavam. Dessa forma, ainda hoje você reconhece os bairros mais “afortunados” da época.

Igrejas também não faltam, outra marca registrada da Itália. Até mesmo noivos passeando de gôndola nós vimos… Coitada da noiva, estava um frio!

As vitrines cheias de guloseimas são terríveis, especialmente em Veneza, já que as ruas são estreitas e você passa muito pertinho delas… O pecado da gula foi o que mais praticamos nessa viagem. 😀

Comemos muito bem em todos os restaurantes que fomos, mas é bem importante ter indicações de bons restaurantes. Se não, comemos mais ou menos e pagamos bem caro. (as dicas dos restaurantes estão aqui ó).

Veneza à noite é mega charmosa… Mas no início dá medo. É muito escuro e as ruas secundárias são pouco utilizadas. Mas depois que você se acostuma com a cidade esse medo some.

O que me impressionou foi o número de lojas mega chiques e luxuosas. Mas o que me impressionou ainda mais foi perceber que essas lojas, caríssimas, não estavam vazias não. Os turistas estavam comprando de monte. Nessas cidades o consumo é desenfreado.

Outra coisa legal (para turista) foi ver a água invadindo algumas ruas logo no início da manhã quando a maré ainda estava alta. Mas disso só turista gosta mesmo. 😦 O Mario nos disse que essa maré alta só é comum nessa época do ano, final de novembro e dezembro.

Repara só na diferença do nível da água na porta. Uma foto foi tirada no meio da tarde e a outra o início da manhã

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

2 responses to “A singular Veneza”

  1. Carol says :

    Saudades… mas vejo que vocês estão aproveitando super bem a estada de vocês “no estrangeiro”…
    Bem, a Itália é linda e encantadora, não é? Já faz muito tempo que eu visitei o país, mas com certeza é um dos lugares que ficaram mais vivamente em minhas lembranças de viajens.
    Fazia um tempo que eu não entrava no blog de vocês e fiquei muito feliz em ver quantas coisas boas estão acontecendo e o quanto vocês estão felizes.
    Sei que vocês nao estão só a passeio e que têm uma série de compromissos e estudo e tal, mas para mim que estou longe, ficou parecendo uma lua de mel estendida… nada mau, não é?

    Super beijo! Meio atrasado, mas: que 2010 possa trazer tantas alegrias quanto eu sei que vocês tiveram em 2009!

    Carol

    • Fernanda Relvas says :

      Hey Amore… quantas saudades de você!!!!
      A sua leitura, como sempre, está perfeita… Estamos cheios de compromissos e muuuuitos desafios, em todos os sentidos de nossas vidas, mas não deixa de ser uma lua-de-mel estendida… 😉
      Que seu 2010 tb seja cheio de alegrias e muitas realizações.
      Uma beijoca enorme no seu coração,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: