O segundo dia em Amsterdam

Tivemos mais um café da manhã gostoso e reforçado para dar pique às nossas andanças. 😉

Hoje além do frio também tivemos a companhia da chuva. No começo do dia estava fraca, não atrapalhou nossa ida ao Van Gogh Museum… ai que emoção!

Chegamos logo que abriu e já estava uma fila enorme. Mas não demorou muito e logo pudemos entrar… Me deu um aperto no coração que eu não sei explicar.

Meu Deus, o museu é a coisa mais impressionante. Aliás a arte de Van Gogh é impressionante. Esse é o museu que reúne o maior número de obras, nessa exposição (até 03 de Janeiro de 2010) são mais de 300 trabalhos entre pinturas, desenhos/rascunhos, cartas e cartas com os rascunhos de suas obras. É mágico perceber a sensibilidade de um artista e o cuidado que tinha com aquilo que planejava pintar.

Por vezes achamos que os grandes artistas simplesmente receberam um dom divino e que sentam em frente à uma tela e pronto a pintura deslumbrantemente é feita…. como um passe de mágica. Nessa exposição foi possível acompanhar o processo de criação de Van Gogh. Ele estudava as cores, escrevia ao irmão sobre seus pensamentos e intenções, fazia pequenos desenhos na carta demonstrando o que pensava fazer…

Além de todo esse cuidado, o que mais me emocionou, e emocionou de verdade (por vezes fiquei com os olhos cheios de lágrima), é a intensidade de sua obra: as cores, os contornos, as pinceladas grossas, as feições, sua letra nas cartas… foi muita emoção.

O ápice foi quando cheguei aos Girassóis. É lindo, intenso, marcante, genuíno, triste e puro (ao me lembrar desse momento para escrever esse post fico com os olhos marejados… Que delícia descobrir que algumas coisas são ainda mais importantes em nossas vidas do que imaginávamos que fossem).

Depois de algumas horas percorrendo o museu, chegamos à loja. Escolhemos a réplica da obra  Still life with quinces and lemons de 1887 (a que Van Gogh pintou para estudar as cores amarelo e ocre antes de pintar os Girassóis) e uma montagem com algumas de suas cartas.

Stilleven met kweeperen en citroenen

Para a minha surpresa o Dú não tinha visto duas de suas obras e… tivemos que voltar. O melhor é que a sessão que ele não viu estava bem pertinho dos Girassóis, conclusão: plantei novamente na frente e fiquei lá flutuando por mais alguns minutos 😉

van_gogh_museum

Tomamos um lanche na lojinha do museu mesmo e quando saímos começou uma chuva ainda mais forte. Mudamos de idéia e fomos para a fila do Rijksmuseum Museum… para fugir da chuva. É um museu enorme e todo mundo fala dele, mas não é muito o nosso estilo favorito de arte, então não curtimos muito.

rijksmuseum

O que valeu foi ver a tela The Night Watch de Rembrandt. Datada de 1642, Rembrandt levou um ano para concluir a obra de 363 x 437 cm… ela é realmente enorme. O triste da história é saber que em 1715 quando removeram a obra de lugar cortaram-na para que ela coubesse no novo lugar, dessa forma, duas pessoas foram cortadas! Rembrandt deve ter se revirado no caixão. 😦

the_night_watch

E a chuva? Só aumentava lá fora. Ficamos um tempão conversando em um dos bancos do museu para passar o tempo e ver se a chuva diminuia. Que nada. Tomamos coragem e corremos para achar um café, bar, restaurante, o que fosse. Na mesma rua achamos um Ristorant Italiano interessante. No cardápio só cortes argentinos de carne, de entrada empanadas, achamos estranho, mas tudo bem! heheh

Depois de um tempo três colegas da turma do Dú apareceram, um indiano, um macedônio e um esloveno. Rimos muito com eles. Depois fomos à uma casa que tocava Salsa. E não é que o povo dança mesmo. Foi divertido descobrir que quem dava aula eram brasileiros, no folder divulgavam até Samba de Gafieira. Pena que não tocou! 😉

Que dia longo. Amei. Ainda fecho os olhos e vejo as telas de Van Gogh…

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: