Questionando minhas atitudes!

Hoje é o Blog Action Day 2009:

um evento anual que une blogueiros de todo o mundo postando mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global. O Blog Action Day 2009 será o maior evento da história de mudanças sociais na web. Um dia. Uma causa. Milhares de vozes.

Bom, eu não quis ficar de fora. Pensei muito sobre o que escrever. Fuxiquei alguns blogs para me inspirar e decidi divulgar dois dos textos que li:

Um é o da Miriam Leitão, uma comentarista econômica da CBN que eu adoro: Cansados das velhas lutas? A maior batalha começa agora!

E o outro é de uma colega psicógola que trouxe uma abordagem comportamental (comportamental é uma das tantas linhas teóricas da psicologia, como psicanálise, fenomenologia e outras) para o tema: “O que está errado com a vida cotidiana?”

Pensei ainda em escrever mais alguma coisa, mas preferi apenas me fazer algumas perguntas. Afinal de contas, conhecimento e informação não nos faltam, mas e quanto a nossa atitude?

  • Preciso mesmo de uma peça de roupa nova?
  • E de um sapato novo? (perguntas próprias para a mulherada, hehehe)
  • É realmente necessário trocar de aparelho telefônico? (essa é para os homens ;-))
  • Que destino dar ao aparelho antigo?
  • Estou fazendo coleta seletiva na minha casa?
  • O que mais eu poderia reciclar nesse armário tão cheio de coisa que nunca uso?
  • Por que tanta dependência do carro? Para dele para tudo? (Aqui em Leuven, essa foi bem mais fácil de colocar em prática)
  • Que tal brincar de inventar brinquedo/brincadeira ao invés de comprar brinquedos novos?
  • Preciso realmente imprimir esse texto?
  • Já que imprimir e agora não vou mais usá-lo, por que não fazê-lo de rascunho?

E você, que perguntas você normalmente se faz?

Tags:, ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

2 responses to “Questionando minhas atitudes!”

  1. Aninha says :

    É isso aí, Fer!!
    Mudança de atitude se reflete em mudança de comportamento… mas temos que ser MUITO persistentes, porque a vontade de fazer o que é “mais fácil”, “mais legal” e “mais confortável” é bem mais forte no nosso repertório!!
    Obrigada pela indicação!!!
    Abraço!!

  2. Thá says :

    Fezinha

    Veja meu e-mail, preciso de uma resposta 🙂

    Te encontro no skype no fds!

    bjs

Deixe um comentário

