MAC

Hoje foi o deadline do nosso primeiro assignment realmente grande: as apresentações + relatórios do nosso curso de Managing Across Cultures. Quem imaginou que seria um dia cansativo, com a apresentação de 9 grupos, não poderia estar mais enganado.

Simplesmente não vimos o tempo passar. Estávamos sempre dispostos a ver mais um grupo antes de um intervalo ou do almoço e, quando o último grupo completou sua apresentação, às 15h30, acho que a maioria lamentou que havia acabado. A qualidade das apresentações foi impressionante; não falo apenas do conteúdo, mas também do formato. Tínhamos liberdade de fazer o que achássemos melhor – uma apresentação no PowerPoint, um vídeo, um role play… E todos os grupos usaram uma mescla destes recursos, com algumas soluções extremamente criativas e interessantes.

O melhor foi a forma bem-humorada com que as questões de culture shock foram tratadas… Vários vídeos / role play foram muito engraçados (em um deles o pessoal dançava Macarena 🙂  ). Se algum vídeo for colocado na Internet, prometo que coloco o link aqui.

Mas também devo dizer que a maioria deve ter se sentido aliviada… Em todos os grupos houve algum grau de stress, aparentemente um pouco mais alto em alguns grupos. Só que este stress fazia parte do processo e, vendo o resultado final, fica muito, muito claro para todos como uma grande diversidade em uma equipe pode levar a resultados que certamente não seriam obtidos em um grupo mais homogêneo.

Na foto abaixo vocês podem ver todos os integrantes da minha turma (neste ano a Vlerick tem duas turmas de MBA full time); neste grupo eu estava com o Dimas (Indonésia), Florian (Alemanha), Nikita (Índia) e Reginald (USA).

Vlerick - Minerva

E hoje vamos aproveitar para comemorar o aniversário de dois dos nossos colegas em um pub aqui perto. Uma Guinness será muito bem vinda (e merecida 😀 )!

(Update 1: o título do post, MAC, se refere ao nome do curso – Managing Across Cultures 🙂 )

(Update 2: nossa turma realmente estava merecendo uma cerveja… Alguns ficaram no pub até as 04h30… E estavam na sala às 09h00!)

Anúncios

Tags:,

2 responses to “MAC”

  1. Pat Liden says :

    Parabéns Edu pelos primeiros resultados… fico feliz que a cada dia esteja mais empolgado com as aulas, assim como a Fer!!!
    Grande beijo e saudades

    • Eduardo Longo says :

      Pat, tudo bem com você?

      Também sentimos saudades de todos vocês… Como a Bárbara e o André estão? Já estão acomodados em Curitiba?

      Um beijo e abraço,

      Edu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: