Je m’appelle Fernanda! :-*

Terça-feira começaram as aulas de francês… já sei me apresentar: dizer meu nome, meu país de origem, minha profissão, meu estado civil e onde moro… rsrsrs

A aula é um barato, mas não por causa do professor (esse é o caso da aula de inglês, professora muito louca), é que ninguém consegue explicar ou se expressar muito, e aí acontece uma mistureba de idioma.

Estamos em oito, um polonês, um albanês, uma inglesa, uma chinesa, um indiano, uma alemã e duas brasileiras, uma menina do Recife e eu.

Cheguei 30 minutos atrasada, logo na primeira aula :-(, (tivemos que ir ao City Hall para dar entrada nos nossos registros de permanência… ai que burocracia… e o pior é que fomos convocados só para mostrar, novamente, os documentos e assinar mais um papel e agora temos que esperar mais uma nova convocação)… bem, ao entrar o professor, falando em francês, se apresentou e perguntou meu nome… pelo menos isso eu sabia dizer: “Je m’appelle Fernanda et je suis brésilienne”. Mas o mais engraçado foi uma das meninas (a brasileira) dizer: Je suis também! rsrsrs e foi assim por toda a aula, queríamos falar ou complementar alguma coisa, mas nada de vocabulário e a mistureba acontece… rolou um pouco de tudo.

Mas o mais engraçado é perceber como a limitação da expressão oral nos torna mais atentos ao todo… a dinâmica da sala foi completamente diferente da aula de inglês. Todos parecíamos mais atentos ao outro… interessante como quando não podemos falar fazemos uso das nossas outras funções… vai ser uma experiência interessante!

Já dizia minha mãe: “Temos dois ouvidos e uma boca não por acaso!”… Pena que nos esquecemos disso, ou pior, nunca nos atentamos para isso!!!

Tags:, , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

5 responses to “Je m’appelle Fernanda! :-*”

  1. Pat Liden says :

    Fe que bacana… aprender Frances… acho lindo este idioma!!!

  2. Mariana Aidar says :

    Oi Fê

    Resolvi dar uma passada pelo seu blog e adorei as novidades. Ri muito com a história do patinho, achei o máximo a das aulas de inglês (a convivência com diferentes pessoas nessa vida faz a gente crescer muuuuito), mas a mais sensacional foi a do patinho. Fiquei imaginando vocês….

    Continue aproveitando muito, querida.

    Bjo grande,

    Mari

  3. Lorena says :

    Fê,
    Ton nom est Fernandá.
    Je veux savoir comment ça marche ton français.
    N’oublies pas.

    • Fernanda Relvas says :

      Mon amour,

      Bonjour, Madame, comment allez-vous? Je m’appele Fernandá. Je suis brésilienne. Je suis psychologue. J’habite à Leuven.

      É tudo o que eu sei até agora! hehehe

      Beijocas com saudades, Fê

Deixe um comentário

