Ufa! A primeira semana do MBA acabou…

Patos à parte, hoje terminou a primeira semana real do meu MBA. Digo isto porque a maior parte da semana passada foi gasta com sessões informativas e encontros extra-curriculares à noite, e apenas na sexta-feira tivemos nossas primeiras aulas (aliás, fizemos a análise de um caso aparentemente simples com o próprio reitor da escola, e foi impressionante não só a riqueza da avaliação dele como a velocidade com que ele conduziu a discussão… Imagino que quem ainda não tem um background em negócios teve dificuldade em acompanhar tudo o que foi discutido).

Bom, devo dizer que não lembro de ter tido uma semana tão cansativa quanto esta… Não é apenas o volume de material – que realmente é enorme – é todo um conjunto de coisas: aulas das 09h00 às 17h300 (com vários dias indo até um pouco mais tarde), se comunicar em uma segunda língua, ao invés da sua língua nativa, entender sotaques muito diferentes (só nesta semana tive aulas com um sul-africano, um neo-zelandês, uma americana e um holandês), todo dia preparar os casos que serão discutidos no dia seguinte, manter-se engajado na discussão – que por vezes se torna super acelerada -, trabalhar em grupos com backgrounds, culturas e formas de solucionar problemas diferentes; tudo isto demanda uma grande dose de energia mental, muito acima do que normalmente usamos em nosso dia-a-dia “normal”. Na quarta-feira já estava à beira de um curto-circuito; como outros também estavam assim, apenas li os cases que seriam discutidos na quinta e fomos para um bar tomar uma cerveja e dar risada (todo ex-aluno enfatiza que as amizades que você desenvolve ao longo do curso é uma das mais importantes e melhores coisas que você leva de um MBA…).

Agora o outro lado: o primeiro curso que finalizamos, Managing Across Cultures, foi simplesmente excelente…  Tanto pelo professor; dinâmico, desafiador, com uma enorme bagagem acadêmica, nas situações descritas e no ensino através de cases; quanto pelo que pudemos aprender e pela possibilidade de aplicar imediatamente isto. Afinal, não dá para imaginar o que é trabalhar num grupo com uma grande diversidade cultural antes de se encontrar no meio de uma situação como esta (e quem me conhece sabe que eu não ia exagerar!)… Este curso realmente melhorou muito a nossa chance de fazer o grupo funcionar bem (uma das coisas que aprendemos é que não há meio-termo; um grupo culturalmente diverso terá uma performance muito melhor ou muito pior do que um grupo homogêneo; e não é “por acaso” que a primeira alternativa acontecerá). Só pra dar uma ideia, o gráfico abaixo mostra o perfil dos países das pessoas do meu grupo, de acordo com as dimensões definidas por Hofstede, um dos pioneiros neste campo. Quando você estuda melhor as peculiaridades da cultura de cada país, o cenário se torna muito, muito mais complexo – e é estimulante poder vivenciar isto!

Untitled

Pra concluir, difícil imaginar uma escolha mais acertada para o início do programa… Certamente vamos precisar do que aprendemos, porque na próxima semana estamos designados para trabalhar em outros dois grupos diferentes, além do grupo que temos em Managing Across Cultures (ainda temos assignments para concluir…).

Felizmente, este final de semana deve ser um pouco mais tranquilo, pois tenho menos pré-leituras para a segunda-feira. Vou aproveitar para adiantar algumas coisas que tenho que fazer para microeconomia, gestão de carreira, Cultures… Ah, e não posso esquecer que nosso grupo tem reunião domingo, às 17h00! (afinal, não é à toa que temos acesso 24×7 ao prédio da escola 🙂 ).

Anúncios

Tags:, ,

7 responses to “Ufa! A primeira semana do MBA acabou…”

  1. Andrew Pieries says :

    Estuda aí vagabundo.

  2. Fernanda Relvas says :

    Entenderam agora porque meu apetite por chocolate aumentou tanto… fico muito só! 😉

  3. Rosely / Antonio says :

    Força filho, estamos com você.

  4. Fernanda Kfouri says :

    Ah coitada!!!! Guarda uns chocolates para mim! Fomos no domingo degustar aqueles chocolates daquela moça que te falei..Deliciosos! Vc precisa se especializar tb! Beijos

  5. Pat Liden says :

    Muito interessante o gráfico Edu…
    Mais interessante ainda o perfil do indiano ser parecido com o teu, brasileiro…
    Em compensação, ninguém merece né, agora entendo na teoria o que realmente falam dos alemães, “bem quadradinhos…”!!!
    Super beijo

Trackbacks / Pingbacks

  1. A última semana do MBA « Cacau com Lúpulo - setembro 12, 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: