Bruges… Que sábado delicioso!

Pegamos um trem e em 1h30 chegamos a Bruges. Alguns guias de viagem dizem que Bruges é um dos locais turísticos mais procurados da Bélgica. E acredito que realmente seja, porque o centro histórico realmente é incrível, as construções medievais são maravilhosas, as ruas todas sinuosas, o que dá ainda mais charme à cidade e canais cortando toda a cidade.

As construções datam do século 13, quando Bruges vivia a “idade de ouro”, uma vez que era o centro internacional do comércio de tecidos que nela floresceu por cerca de 200 anos a partir desse século.

Igreja_Nossa_SenhoraAs ruas na cidade são bem conservadas, não há poluição visual (outdoors ou prédios) e mais uma vez o trânsito é praticamente de bicicletas. Até se vê mais carros que em Leuven, mas por se tratar de uma cidade ainda mais turística, vimos muita gente andando a pé.

Nossa primeira visita foi à Igreja de Nossa Senhora, uma igreja magnífica construída em 1.220. Sua torre mede 122 metros, é realmente muito alta. Logo que saímos da estação de trem já podíamos avistá-la, também a torre da Igreja de Nossa Senhora é a segunda torre de igreja mais alta na Bélgica (a catedral de Antuérpia tem a maior torre com 123 metros… foi por pouco, hein?!).

MadonaPor si só ela já é linda, o teto é esplendoroso, peças enormes e magnífica entalhadas, uma leveza no ar que só estando lá para sentir, não tenho palavras para descrever… e como se não bastasse lá está a Madona (Maria com o menino Jesus) de Michelangelo, uma das raras obras de Michelangelo que está fora da Itália. A escultura é em mármore Carraca e traz uma delicadeza nas expressões deliciosa!

A única coisa que não pudemos ver direito foi o detalhe da torre, pois estavam com um trabalho de restauração, então grande parte da torre está coberta com aquelas proteções de segurança. Mesmo assim, é uma igreja lindíssima.

Depois andamos por todo o centro histórico e fizemos um agradável passeio de barco pelos canais que cruzam a cidade. Vimos outras construções bárbaras como do Hans Memling Museum e St Janshospital – um hospital do século 12 que funcionou até 1976, a Viela do Burro Cego – uma passagem estreita do século 18, Stadhuis – uma das mais antigas prefeituras da Bélgica (mas o prédio da prefeita de Leuven é bem maior e no mesmo estilo), o Teatro Municipal… e também o Belfort – incrível: erguida no século 18 a Belfort é uma torre octagonal, maravilhosa, na qual é guardada Belforta carta constitucional da época medieval. 47 sinos estão em sua torre e quando tocam ecoam uma melodia lindíssima e o guia do passeio de barco comentou que há 366 degraus, mas isso nós não conferimos 😉

No almoço comi os tão famosos Mexilhões (ou Mosselen em Holandês)… hum estava uma delícia!!!

O dia estava ensolarado, mas com um ventinho bem frio… Que sábado gostoso!

Na volta passamos no Begijnhof, um convento que fica em uma área muito tranqüila na cidade. Tem um grande gramado no meio com muitas árvores e ao redor casas brancas e uma igreja de 1.602. Ali moram as Beguinas, uma irmandade laica fundada em 1.245, elas não tomam voto, mas dedicam-se à vida religiosa. Quando entramos na igreja, algumas delas estavam lá orando em forma de canto…muito, muito especial!

E por fim passamos por um dos parques da cidade… uma graça!

Pegamos o trem e logo chegamos à Leuven e, para a nossa surpresa, nos deparamos com um tango bem alto, nos aproximamos do pátio, de onde vinha a música, e lá estavam casais bailando… que surpresa gostosa!

Ah! Atendendo à pedidos estamos colocando algumas fotos no Flickr, o link é http://www.flickr.com/photos/fernanda_relvas/

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Fernanda Relvas

Esposa, filha, irmã, tia, amiga, psicóloga, amante de tudo o que provoca questionamento, que promova o desenvolvimento e o crescimento. Curiosa, emburrada, crítica, teimosa, mas boa amiga e companheira!

4 responses to “Bruges… Que sábado delicioso!”

  1. Carol says :

    Li hoje o blog. Quantas aventuras, hein? Mas deve ser muito chique ter essas aventuras em um lugar tão lindo…

    super beijo

    Carol

    • Fernanda Relvas says :

      Queridaaaaa!
      Que gostoso ler a sua mensagem!
      Vê se planeja sua próximas férias para as bandas de cá! Chocolate bom é o que não falta 😉
      Tô com saudades!
      Super beijoca,

  2. Rosely / Antonio says :

    Lugares maravilhosos. Pelas fotos lindas, vocês já podem se considerar profissionais.
    Continuem mandando fotos e experimentando cervejas.
    As fotos mais bonitas são as que vemos vocês.

    Dois abraços e dois beijos

    Rosely

    • Fernanda Relvas says :

      D. Rosely e Sr. Antonio,
      Obrigada pelo carinho de sempre!!!
      Pode deixar que estamos treinando para tirarmos fotos cada vez mais legais, mas com o visual daqui já é meio caminho andado! 😉
      Estamos experimentando as cervejas e os chocolates também… que tentação!
      Super beijoca com saudades,
      Fê e Edu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: